É sempre muito importante que os profissionais sejam incentivados, considerando os seus bons resultados. Dessa forma, eles se sentem reconhecidos, motivados e isso acaba gerando um desempenho ainda melhor por parte deles.
No entanto, nem sempre é fácil para uma empresa criar um programa de incentivos, já que existem algumas etapas para isso.
Em primeiro lugar, o ideal é entender do que se trata um programa de incentivos para os motoristas, como isso vai impactar a empresa e, sem dúvida, como acompanhar seus resultados.
Neste material, você vai aprender tudo sobre essa forma de reconhecer os seus colaboradores e ajudá-los a dar o melhor de si. Boa leitura!
Como funciona um Programa de Incentivo para Motoristas?
Quando se fala em programa de incentivo, fala-se de algo que vai deixar claro aos motoristas que se reconhece o bom serviço que eles estão desempenhando.
Além do mais, a ideia é dar a esses profissionais mais motivação para que o seu desempenho siga melhorando.
A forma como esse programa de incentivos para o motorista será estruturado dependerá de cada empresa, mas uma sugestão interessante é a adoção de feedbacks personalizados.
Nesses feedbacks, a ideia é que o gestor indique ao motorista o que ele está fazendo de positivo, de inovador e o que precisa ter a sua execução melhorada.
Vale a pena que esses feedbacks sejam personalizados porque isso demonstra ao funcionário que se está efetivamente avaliando um a um e que não se trata de um processo mecanizado, como se cada motorista fosse apenas mais um colaborador.
Quanto mais proximidade esse motorista sentir da empresa, maior é a credibilidade do feedback e a sua disposição para melhorar seu desempenho.
Além do mais, considerando que os motoristas estão sempre atrás do volante e que é preciso muita cautela, adotar o ranking pode fazer com que eles tenham mais pressa para fazer as suas entregas, por exemplo, gerando um risco enorme.
Como implementar um Programa de Incentivo para os Motoristas
Uma vez entendido do que se trata esse programa de incentivo e qual é o seu peso na gestão da empresa, é o momento de aprender como ele pode ser implementado.
Vale salientar que a tecnologia é uma das auxiliares em todos os processos da empresa, inclusive no programa de incentivos na gestão de frotas.
Para conhecer a nossa Solução para Gestão de Frotas, agende uma demonstração grátis agora mesmo!
A seguir, veja algumas etapas para que o programa de incentivo para motoristas seja posto em prática:
Pensar nas metas
É claro que toda empresa tem metas, e estas são divididas entre os setores e entre os funcionários. Sem a participação de todos eles, fica bastante difícil que se consiga chegar até onde se espera.
É por isso que, ao pensar em um programa de incentivo para os motoristas, é necessário pensar nas metas que cada um deve alcançar e na meta que a empresa tem, como um todo. Ressalta-se que os motoristas têm sempre de ser informados de todas as metas.
Escolher como os funcionários serão avaliados
Pode ser pelo sistema de feedbacks, como foi falado anteriormente, pode ser por um sistema de pontos ou por qualquer outra forma que o gestor deseje. O ideal é que se escolha como o desempenho dos motoristas será avaliado e reconhecido e, claro, que eles recebam explicações claras a respeito disso.
No caso de se escolher um sistema de pontuação, por exemplo, é muito importante explicar aos motoristas quais são os pontos relacionados a cada uma das suas tarefas.
Com isso, eles próprios poderão fazer a sua autoavaliação, sabendo quantos pontos conseguiram, quantos poderiam conseguir etc.
Determinar o que os motoristas receberão como reconhecimento
É claro que a ideia de um programa de reconhecimento não é apenas dizer que o funcionário trabalhou bem: é importante que ele tenha sim uma premiação.
Pode ser uma cesta de café da manhã, pode ser um som automotivo, pode ser até uma viagem ou um prêmio em dinheiro, tudo de acordo com o que a empresa pode gastar.
De forma geral, os motoristas com um desempenho mais satisfatório recebem os reconhecimentos mais caros, enquanto os que tiverem um feedback mais modesto ficam com as premiações mais baixas.
Mesmo quando se tem motoristas com um desempenho mais tímido, é interessante estimulá-lo para que, da próxima vez, ele receba um reconhecimento maior e uma premiação mais atrativa.
Categoria de Desempenho | Métrica de Desempenho | Meta Esperada | Resultado Alcançado | Recompensa Obtida |
Consumo de Combustível | Média de consumo de combustível por quilômetro. | Andar 95% do consumo esperado do veículo (2km com 1 litro) | Andar 95% do consumo esperado (1.9 km com 1 litro) | Bônus financeiro de R$ 100 |
Multas de Trânsito | Número de multas de trânsito por mês | Redução de 50% em relação ao mês anterior | Redução de 60% do número de multas | Dia de folga remunerada |
Checklists da Frota | Taxa de conclusão dos checklists de manutenção | Manter uma taxa de conclusão de 100% dos checklists | Taxa de conclusão de 98% dos checklists | Reconhecimento público como “Motorista do Mês” |
Checklists da Frota | Item Limpeza – Menos inconformidade | Nenhuma falha na informação sobre limpeza | 3% de falha na informação sobre limpeza | Treinamento adicional sobre procedimentos de checklsit |
Informar a periodicidade das premiações aos motoristas
A empresa deve informar se os motoristas serão avaliados e premiados uma vez no trimestre, uma vez no semestre, uma vez ao ano etc.
Mais uma vez, a escolha da periodicidade tem a ver com o quanto a empresa pode gastar, já que essas premiações terão de ser parte do orçamento.
O acompanhamento dos resultados deve ser parte do processo
Sem dúvida, o programa de incentivo para os motoristas costumam gerar um efeito bem positivo nas empresas, já que esses profissionais sentem real motivação para melhorar ainda mais os seus resultados.
Desse modo, é comum que os motoristas façam mais entregas e, ao mesmo tempo, que eles fiquem mais atentos às normas de trânsito, aos procedimentos de segurança e até à conservação do veículo que usam.
No entanto, esses resultados só impactam positivamente a empresa se ela se dedicar a acompanhar esses motoristas.
Estar atento à eficiência da forma de avaliação desses profissionais e à satisfação deles com relação às premiações é de extrema importância para que o programa de incentivos realmente dê certo.
Também se faz necessário que a empresa mantenha um canal aberto de comunicação com os seus motoristas. Afinal, será impossível para eles ter um bom desempenho se não receberem as condições apropriadas.
Cabe ressaltar que a Gestão de Frotas colabora para a organização da empresa e satisfação dos motoristas.
Deixe um comentário